terça-feira, 29 de abril de 2014

Parque Manuel Antonio Costa Rica

Apos conhecer um pouquinho da costa caribenha rumei para a costa do pacifico. Achava que o caribe era o point mas quando cheguei aqui vi que o lado oeste é bem mais badalado. De San Jose existem saidas para a cidade de Quepos, são pouco mais de 3h de viagem com onibus direto, sem pinga pinga. A cidade de Quepos nao tem quase nada a praia é de pescadores por isso.um pouco suja mas é um lugar barato e a 7km de Manuel Antonio. Fiquei num hostel bacana, com piscina, jardim e um pessoal bem criativo, rs. De Quepos sai cada 30min um bus para a vila de Manuel Antonio onde está o parque nacional mais visitado de toda a Costa Rica. O parque é bem pequeno mas super gostoso, lotado de turistas. A entrada é salgada (comparada a outros lugares que estive, claro), 10 dolares. A caminhada pelas trilhas é curta, sem subidas e vc vê muitos bichos. Para mim o bicho preguiça com filhote foi muito fofo. Mas alem dos bichinhos está a praia de Manuel Antonio que é linda e o melhor para mim é a agua quente, quente! Transparente, verde.....espetaculo. Nao tem logicamente kioske com cerveja e camarao frito mas por outro lado vc deixa suas coisas na areia tranquilo, sem medo de ser roubado. Bom eu pelo menos deixei, rs. O lugar é um paraiso.
Fico devendo fotos....atualizo quando puder!
A foto abaixo é do hostel....vi minha perninha dependurada no aviso! Cachorro agora só a Papila (minha salsichinha que amo)!

E Deus criou a mulher!

Quantas milhões de vezes ja não escutamos "as mulheres são todas iguais"? E confesso que eu concordo!
Nossa essencia é a mesma, instintos, sentimentos, vaidades e etc.
No Equador e no Peru vc vê em toda a parte as mulheres carregando seus bebês de um lado para o outro amarrados nas costas como na Africa. Vai aquele grude ali com a mãe, no mercado, no trabalho, no onibus...algum homem com o filho no braço? Nada, nenhum, bom a nao ser nas cidades grandes e digamos nao indigenas. E mesmo assim acompanhado da mulher....
Moda, sim logico. Mulher que é mulher tem sua maneira de combinar roupas e acessorios. Ate as mumias de 2000 anos tinham seus adornos, joias elaboradas com muito cuidado. Achei lindo como em cada parte do Equador as mulheres tem uma roupa tipica diferente, com bordados delicados e coloridos.
No Equador tambem é bem comum fazer as unhas, rs. É super barato mas nao tem o capricho das divinas manicures brasileiras que comparado as unhas daqui fazem arte! Aqui preferem fazer desenhos, florzinha, linhas, estrelinha nas unhas ao inves de uma só cor de esmalte.
E as gringas? Tenho conhecido mulheres de todo mundo, holanda, austria, estados unidos, estonia, china, australia, colombia, etc. Todas de culturas e criaçoes diferentes mas com muito em comum. No geral, com suas bolsinhas de cremes, maquiagem lotadas, segredinhos para pele, cabelo....rs. Mesmo sem muita intimidade as conversas sempre chegam ao mesmo ponto: homens! E qual a nossa opinião? Os homens são todos iguais! Kkkkkkkk
Mas nao vou escrever sobre tal, melhor deixar os rapazes sem saber!
:)
Mais uma vez com poucas fotos...ta dificil baixa-las! :(
Sem tempo e sem computador!

domingo, 27 de abril de 2014

Feijão com arroz

Quando agente descobre o valor do feijão com arroz? Depois de viajar dois meses por paises andinos e chegar na america central e perguntar o que significa no cardapio "casado com carne"? Casado, nosso tradicional arroz com feijao! Quase chorei! Nunca quis casar tanto! Kkkkk
Mesmo com todas as maravilhosas comidas equatorianas e peruanas, aquele PF com feijao é tudo de bom! Incrivel como o estomago responde a coisas do nosso dia a dia. Ficou todo felizinho! Rs. Mas outros acompanhamentos tambem sao comuns para os brasileiros, como banana frita, chuchu (demais!), abobrinha. Mas por aqui eles tambem tem muita tradiçao em mariscos, camarão, peixes. Mas quero saber disso não, rs.
Dizem "vai no básico que vc nao erra!"

sábado, 26 de abril de 2014

Jaco Costa Rica

De Quepos decidi dar uma parada em Jaco. Li que é a praia do surf na Costa Rica e está no pacifico. Vim de curiosidade por ler que aqui é o bolero (point) antes de seguir para um vulcao ao norte do país. Podemos dizer que é uma mini Guarapari, rs. A praia não é tao bonita, areia um pouco escura e como chegam alguns rios senti o mar não tao limpo. Mas é lotada de turista, por ser muito perto de San Jose e fim de semana dá para sentir o clima do agito. Rapidinho consegui um hostal a 20m da praia e a propaganda do lugar era "mulheres no bar do hostel tem drinks liberado durante o happy hour"! Me ofereceram dois tipos de quarto: um com ar condicionado e outro sem....rs. Com ar por favor, que forno esse lugar!!! Aqui é muito quente. Agora são 10horas da manha e esta fazendo 34°!!!!
Realmente o lugar tem ondas imensas, nao entendo muito mas as que vi pareciam perfeitas. Em cada esquina tem uma loja que aluga pranchas de surf, e tem surfista do mundo todo. Gringolandia pelo que vi vem, consegue um trabalho em bares,hostel e divide o tempo surfando, rs. Jaco tem muitas opçes de restaurantes, lojinhas, mas para mim ainda tem possibilidade de crescer muuuuito e ser mais turistica. O lugar é legal e vale a pena com uma turminha.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vulcão Irazú Costa Rica

O vulcao Irazu é o vulcao ativo mais alto da Costa Rica com 3432m. De San Jose, capital do pais, existe um onibus que sai do centro em frente ao teatro nacional as 8h (so existe esse horario), custa 5dolares e leva diretamente a cratera do vulcao.
A sua ultima grande erupçao ocorreu em 1963 no dia em que o presidente norte americano Kennedy visitava o pais, rs. A cratera principal tem 1050m de diametro e profundidade de 300m. Uma segunda cratera chamada Diego de la Haya esta ao lado e com 690 de diametro. O visual é fantastico se o dia estiver com sol. Voce se sente acima das nuvens é super lindo. Mais uma vez eu pinto no lixo, rs. Bom, mas não tem muito para fazer alem de caminhar pela cratera. As 12:30 sai o onibus de volta a San Jose e é a unica opçao de voltar, ou pegar carona.
 Cratera principal
 Segunda cratera.



 Uau! Cratera principal.
Rotas de evacuacao caso ocorra uma erupacao! Rs
 

Cahuita Costa Rica

Cahuita é uma praia a meia hora de Puerto Viejo, costa sul do caribe na Costa Rica. De Puerto Viejo é possivel pegar um onibus por 1,5 dolar para ir ate Cahuita, existem passeios com agencias de viagem mas nao tem a menor necessidade e custam uns 25 dolares. Em Cahuita o famoso é um parque nacional que esta a 5min da vila. A entrada ao parque é gratuita e o lugar é lindo!!! Fiz a caminhada de 8,5km que vc percorre toda a trilha do parque que passa a 10m do mar. No caminho vc pode ir parando por varias praias para nadar ou mergulhar. Na entrada lhe oferecem un serviço de guia mas eu como tenho olhos bionicos nao contratei e vi muitos bichos! Isso é super legal, vc caminha e encontra macacos, cotias, esquilos, lagartos, passaros e cobras, rs.
No final da caminhada, parei na praia de puerto vargas, que tem um pouco de ondas, uma agua azul, transparente e quente! Apesar de bem turistico tive o momento unico de estar sozinha nadando no caribe! Que paz! E que privilegio!

 Parque Cahuita
 Parece ate fazer pose! Rs
 Caranguejo
 Esse macaco fazendo xixi foi otimo!!!
 Sempre tem um momento geologico, rs. Poco de petroleo.
 Passarela para as partes de mangue.
 Esquilo. Fofinho.
 Cobra Bocaraca ou Oropel, venenosa. 
 Prainha!
 
Uma praia só para mim! Uau!
 Da para ver no meio das plantas algo amarelo....rs
 Outra Oropel!


Puerto Viejo Costa Rica

Cheguei em Puerto Viejo apos umas 5h de onibus e debaixo de chuva. O lugar é uma vila, com 80% de americanos, 10% europeu, e os outros 10% povo local+resto do mundo. A onda daqui, basicamente, é a seguinte: ou vc é hippie, ou tem uma prancha ou tem uma bicicleta. Eu optei pela bici para fazer um estilo Julia Roberts em "comer, rezar, amar", rs.

 Algo super gostoso para se fazer é sair com a bici pela rodovia que esta ao lado da praia ate o povoado de Manzanillo que esta a 14km. Vc vai parando em praias paradisiacas lindas, tranca a bicicleta e nada um pouquinho. Vida ruim....nada, pura vida!

 
Estrada para Manzanillo.



 Punta Uvita! Que mar!
 Já nao chovia e fazia um calor!!!
  Que por do sol!!!

Pura Vida Costa Rica

Apos varios dias no Equador me despeço com o coração doendo e sigo meu trajeto. Cheguei na Costa Rica para a parte centro america da viagem. É minha segunda vez aqui mas na primeira vim por estudos, agora para relax. Fui recebida pelo amigo Raul, espanhol que é professor na universidade daqui e mora em San Jose na capital. Diante das maravilhas naturais desse pais nao vale a pena ficar na capital apenas dormi e no dia seguinte as 5h da manha ja estava rumo a rodoviaria e peguei um onibus para Limon. Limon é um porto importante na costa caribenha mas a cidade nao tem muitos atrativos. De Limon peguei outro bus para Puerto Viejo que é uma vila a poucos km da fronteira com o Panama. Vim debaixo de chuva! Pensando nao creio que vim para o Caribe para nao ter sol! Mas como sou mineira disse faça sol ou faça chuva mineiro que é mineiro vai p praia! Rs.
No Peru cheguei de barriga aberta, no equador com o coraçao, e aqui com a mente aberta e pensamento positivo!!!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Quito Equador

Nao ha nada melhor do que nao ter expectativas e ser surpreendida. Quito foi assim, eu nao tinha ideia nenhuma de como era e gostei muito. A cidade hoje possui mais de 2,5milhoes de habitantes e foi fundada em 1534. Possui uma parte historica (centro) bonita com casaroes preservados e varias igrejas que valem a pena conhecer.
O centro é o centro, alguns mendigos, partes as vezes pouco sujas, mas muito agradavel de sair caminhando. Assim dá para conhecer como é o Equatoriano, ver as comidas que preparam, suas roupas, feiçoes e habitos, misturando digamos.
Quito tem tambem bons parques para uma caminhada, como o El Ejido e Carolina. Fui em um domingo e estava cheio, familias inteiras passeando. E o que mais impressiona é o movinento nas barraquinhas de comida! Comem torresmo, com banana ou batata frita, milho cozido, infinidade de frutas, varias coisas diferentes!
El Ejido Parque

Feira de artesanato na Mariscal.

Na semana que cheguei estavam acontecendo concertos de musica Sacra (de graca), vi um super bonito na Igreja de la Companhia que tambem é muito bonita!

Domingo em Quito, muita gente na rua andando de bicicleta.

Centro historico.

La Ronda. Essa ruazinha a noite fervilha, varios bares e restaurantes com musica ao vivo.

Em Quito existe troller, ecovia, varios servicos de transporte publico que estao sempre lotados. Andei algumas veze, sao muito baratos mas tem que tomar cuidado pois de tao cheios dizem que podem ter assaltos. Na direita está a casa da cultura, funcionam teatro e museos.

Parque La Carolina. No domindo estava lotado de familias. Impressionante as filas para comprar comida!

Basilica. Muito bonita, de dentro é possivel ver varios vitrais coloridos.

Mariscal, Plaza Foch este é um dos points de Quito, cheio de bares e discotecas. Fica lotado de gringos.

sábado, 19 de abril de 2014

Pensamentos avulsos

Hoje fazem dois meses longe de casa. Dois meses cruzando dois paises, conhecendo lugares, pessoas distintas, dormindo em onibus, em albergues, dividindo quarto, banheiro, na casa de amigos ou simplesmente nao dormindo. Comendo pratos deliciosos ou simplesmente o que tiver ou nao para comer. Ano passado quando comentava com as pessoas da minha ideia me perguntavam "como assim? Onde vc vai dormir, em hotel? Vai cruzar o Peru de onibus? Mas sozinha? Fazendo o que?". Por algumas vezes eu realmente pensei "estarei louca? Sera que vou aguentar tanto tempo sem trabalhar? O que eu vou fazer todo dia? E minha casa? Minha familia? Meus amigos? Vai dar para correr algum dia?". E assim vim....e ainda me faltam três paises, claro que com menos "intensidade" como foi o Peru e o Equador. Mas essa era a ideia que cada país tenha um peso e um valor distinto. Se todos fossem da mesma maneira que graça teria? Viajar por muito tempo é isso, descobrir não apenas lugares, não estar só visitando museos, praças, restaurantes. É em grande parte descobrir vc mesmo. Lembro me de quando estava no onibus para o aeroporto de confins e nao sei se posso dizer que foi coincidencia mas de repente escutei "meninos e meninas" do legiao urbana que diz "quero me encontrar mas nao sei onde estou" , "tenho quase certeza que eu nao sou daqui", "como viver é bom" varias outras frases que combinaram muito com o momento.... Bom, e venho sentindo isso a cada dia, agente viaja para conhecer a si mesmo, e isso é eterno. E me sinto bem, sem muitas saudades, mas nao porque sou fria e nao gosto da minha BH mas porque tenho a certeza de que tudo o que está acontecendo era para acontecer e a volta uma hora chega!
Estou viajando ne? Rs.
:)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mitad del Mundo Equador

Ao norte da cidade que Quito encontra-se um monumento muito famoso que marca por onde passa a linha do Equador, Mitad del Mundo. (De Quito está a uns 40min.)
Hoje em dia, sabe-se que a verdadeira linha está 240m a sul, rs, gracas ao GPS. O monumento tem 30m de altura e é possivel subir até seu terraco e tirar boas fotos. 
Nele tambem existe um museo que mostra as regioes do Equador e suas distintas culturas. Vale a pena passar pelo museo, o Equador é um país pequeno comparado ao Brasil mas com muitas riquezas. É interessante o orgulho que eles tem de serem equatorianos.

Mitad del Mundo, linha amarela no chao mostra divide os hemisférios sul e norte.
Vista de cima do monumento.

Linha do Equador. Com um passo vc troca de hemisferio...

Baños Equador

A cidade de Baños é um dos pontos mais turísticos no Equador, tanto para os gringos como para as familias equatorianas. Está bem proximo da capital, 2-3horas de onibus a sul e possui muitas opcoes de hospedagem barata, passeios, e coisas para fazer. Baños possui aguas termais muito famosas que podem ser visitadas em alguns clubes abertos ao publico.
A cidade possui tambem um turismo religioso devido ao Santuario de la Virgen de Agua Santa, a igreja na praça principal vale a pena uma entrada. Ao lado da igreja existe um altar bem estranho onde acima da santa esta um vulcao!


Igreja

Santa.

Vista da cidade de Baños.

Uma coisa super típica em Baños sao seus doces de cana de acucar conhecidos como melcochas. É impressionante a quantidade de doces que existem de cana ou goiababa. E os tiristas saem com bolsas cheias!

Mercado para comprar doces. Detalhe na senhora com roupas típicas.

Um passeio bem engracado que fiz pelas redondezas de Baños foi com um caminhao adaptado que se chama Chiva. Tipo um trenzinho da alegria. Vai um monte de gente, em pé, sentado, caindo, comendo, bebendo, dancando, rs, muito engracado. Esse tour passa por varias caichoeiras pois segue um canyon onde existem varias opcoes de "aventura". Eu encarei apenas o tarabita, com fortes emocoes, rs.

Chiva.
Varias chivas e estradinha emocionante.
Tarabita! Custando a rir...
Tarabita passa por cima de duas cachoieras lindas cruzando o canyon.

Outra cachu!