Estava com tudo programado para chegar a tarde em Havana. Mas meu voo de San Jose para a cidade do Panama foi cancelado e mudaram minha conexão. Cheguei em Havana as 22:30! Para minha surpresa tinham varios brasileiros no voo e tentei alguma amizade para dividir um taxi do aeroporto ao centro, e nada. Brasileiro sai do país e perde a educaçao, parece ignorar quem é da sua terra....
Fui atras de alguma casa de cambio e todas estavam fechadas. Comecei a rezar e fui num caixa eletronico pensando "cartao funciona meu filho!". Ufa, tirei dinheiro cubano (CUC) e arrumei um taxi. O preço do aeroporto ao centro é fixo 25 dolares, mais ou menos, e fica meio longe mesmo. Mas tudo em Cuba se negocia e tem sempre uma opçao mais barata, mas a meia noite eu só queria chegar...e com segurança.
As ruas estavam vazias, e comecei ja a sentir o clima do pais, tudo antigo e pouco conservado, com algumas lembranças de Moçambique e seu abandono.
Chegamos ao hostel, Hostel Habana, na divisa entre o centro de Havana e o bairro Vedado. Nesse momento, eu disse "sou doida mesmo"! Bem que minha mãe disse que perdi uns parafusos nessa vida!
Em Cuba é super comum vc se hospedar em "casas particulares", que lembram uma pensão, albergue. E foi o que encarei! Eu achava que a parte de aventura da viagem tinha ficado para trás no Peru e Equador! Nada, essa seria outra prova, digamos... Fui recebida por Julio, cubano, dono da casa. Passou café para mim, mostrou a casa de 4 comodos, trouxe um mapa de Cuba, apresentou um outro Belga que estava hospedado esperando o dia do voo chegar sem fazer nada pois haviam clonado o cartao de credito em Miami e nao tinha dinheiro para nada, rs.
Julio disse o que vc quer conhecer em Cuba? E ficou um tempão falando sobre os lugares para visitar.
Bom, eu não tenho frescuras para viajar mas confesso que Cuba e suas casas particulares é um esquema para quem realmente não liga para nada. O hostel era limpo, mas super super simples, estava bem localizado e o tratamento nota 10. Mas trata-se de uma casa bem antiga e não é um hotel! Paredes com infiltraçao (os telhados em Cuba sao de qualidade ruim), pintura velha, moveis velhos....
E que calor de outro planeta, o quarto tinha ar condicionado, rs, ainda bem. O cafe da manha era a parte, 2 dolares, com suco, frutas, pao com queijo, cafe e omelete, bem simples mas a boa vontade deles te oferecerem algo te da vontade de comer. Quem preparava era uma Cubana super educada, Cecilia, e disse que eu tinha pinta de cubana, kkkkkkkk.
Andando pela cidade vc percebe como todo quarteirao tem alguma casa que aluga quartos. E conversando com as pessoas vi que todo mundo faz isso mesmo, esteja sozinho, casal ou familias. Mas ao chegar deu um certo receio apesar de todos os relatos positivos sobre o lugar que vi na internet. Eu para variar dormi como uma pedra! Estava morta depois de passar o dia em aeroportos, dormi com o passaporte e cartao de credito debaixo do travasseito. Neura de brasileiro que q acha que vai ser roubado enquanto dorme...como se aqui fosse o Brasil.
Pinta de cubana!?
Olha o taxi! Demais!
Outro meio de transporte, rs.
Lindo!
Cubana tranquila...rs
E o tempo passou em Cuba....
Bairro Havana Vieja.
A placa no edificio a direita indica "casa particular" que eles chamam arrendador de divisa.
Vista da janela da minha casa em Havana!
Vizinho de frente!
Migaaaaa que legal, esse país deve ser sensacional, uma peça fora da loucura do mundo moderno. Parabéns pela loucura e coragem de ser feliz. Que a Colômbia te proporcione o resto das mil reflexões que você precisava fazer quando saiu daqui. O Brasil, sua casa, te espera, mas o mundo, hermana, o mundo é todo seu!!!
ResponderExcluirTô adorando tudo Isabela...além de corajosa você é muito tranquila com tudo. Isso, sem neuras...rumo a momentos felizes e inesquecíveis. Bjos
ResponderExcluir