sábado, 29 de março de 2014

Piura - cruzando a fronteira Peru Equador por Marcará

De Chiclayo rumei para Piura que é uma das últimas cidades antes da fronteira com Equador. São 3horas de onibus, Empresa Linea sai cada hora com serviço comum. Para chegar ao sul do Equador, especificamente Vilcabamba, o caminho é indo até Loja que também está ao sul com a empresa Transportes Loja (são 9horas mais ou menos de viagem). Chegando em Piura me informo que a estrada foi bloqueada por protestos dos trabalhadores das mineradoras do norte do Peru.....ai ai. Uma noite em Piura até as coisas acalmarem...
Dia seguinte saiu o bus as 9:30. Eu imaginava um bus de dois andares, com ar condicionado, comida, serviço de bordo e etc. Nada disso!!!! Vejam o caco velho abaixo! Rs.



O norte do Peru me lembrou muito algumas bonitas paisagens do nordeste, vegetaçao estilo caatinga com montanhas ao fundo, algumas mangueiras, coqueiros, bananeiras e casas bem simples. E um forno! Antes de chegar na fronteira passamos por uns povoados com cartazes "no a la mineria"! E uma parte da estrada ainda com muitos blocos que haviam sido jogados na estrada ontem. 
 
Blocos que bloquearam a estrada...passamos ...ufa...
Para completar o clima, na tv do bus passava um filme sobre o ataque do 11 de setembro. E na minha frente tinham dois peruanos super estranhos que levavam uns pacotes de muamba....e que tentaram esconder dois debaixo do meu assento. Mamãe disse "jovens isso é seus ne?" Fingiram de bobo e tiraram. Na fronteira, pularam antes do bus, rs. Pelo que vi levavam sapato para vender no Equador...
Na fronteira é tranquilo, primeiro param na policia peruana carimbam aquele papel que vc ganha quando entra no país e ficam com ele. Dai vc cruza a ponte e está em terras equatorianas! Mesma coisa policia equatoriana te dá um papel e podem pedir para revistar a mochila. Não quiseram revistar nada meu....rs.
No onibus ia um casal hippie argentino com violao e apos horas monotonas resolveram tocar uma boa musica folclorica dos Pampas! :)
Até logo Peru!
Equador de coração aberto venho!
Bienvenida chica!
 
Fronteira. Fila para carimbar o passaporte.
Cruzando a ponte para o lado equatoriano. Um calor...rs. 
Paisagem no norte do Peru antes da fronteira. 

Chiclayo

Chiclayo está a 3horas de Trujillo indo para norte. É uma cidade que conecta todo o comercio no norte do Peru, nao é muito antiga e um pouco menor que Trujillo. No centro da cidade está a Plaza de Armas, com sua catedral e de onde saem avenidas importantes e fervilha o comercio.
Uma visita interessante a se fazer é o Mercado Modelo. Lá encontra-se de tudo, frutas, carnes, cortina, sapato, roupa, bugigangas mil e artigos de bruxaria, rs. Sim, isso vale a pena ver. Essa regiao do Peru é conhecida por seus "bruxos" e no mercado encontram-se suas necessidades, rs. Até bonequinho de vudu já pronto pode se encontrar!

 Vitamina!
 Mercado.
 Tudo para bruxaria. Olha os bonequinhos de vudu!!!
 Lojinha tipica.

Proximo a Chiclayo existem vários museos e sitios arqueológicos da cultura chimu. São oferecidos tours por 50soles que duram o dia todo. Eu como não tinha muito tempo fiz uma parte por minha conta e custou 3,50 soles, rs.
Em Lambayeque que é un distrito a 11km norte de Chiclayo estão dois museos famosos, as Tumbas Reales de Sipan e Bruning. Vale muito a pena conhecer. No Tumbas de Sipan estão 13 achados arqueologicos da regiao incriveis que inclui o senhor Sipan com todas suas joias, dezenas de ceramicas e etc. Nao se pode tirar fotos :(
E o museo Bruning tem uma coleçao menor mas tambem interessante com ceramicas, joias e um pouco da historia das civilizaçoes pre-inca. As entradas dos museos como em quase todo país custam 8-10soles (inteira).
O que posso dizer é que fechei com chave de ouro este país! Agora rumo a cidade de Piura (ultima cidade antes da fronteira) para pegar o bus para para o Equador!

 Tumbas Reales.
 Ceramicas.
 Horrivel!
Museo Bruning.


A dama de Cao

A norte da cidade de Trujillo no distrito de Magdalena de Cao (uma hora de viagem) em 2006 foi encontrada a Dama de Cao, governanta Moche, nas ruinas conhecidas como Huaca El Brujo. Dizem que existe um documentario sobre toda a descoberta da governanta de Cao, ainda nao o vi... Esta pertencia a civilizaçao Moche e foi enterrada em 400 depois de Cristo. As ruinas ainda estão em processo de estudo e falta muito...muito para se descobrir ai. Ao lado das ruinas está o Museo Cao com todos os achados dessa Dama e é muito bonito. A dama de Cao estava envolta em 70m de pano e no seu mausoleo foram encontradas várias joias, ceramicas, além de outras pessoas sacrificadas para sru enterro. As joias são perfeitas de prata e ouro, com ametista, esmeralda, lapis lazulo. Mas a parte mais interessante é que ao enterra-la sua pele foi coberta por cinabrio o que a fez estar bem conservada e hoje ainda é possível identificar as tatuagens que essa possuía, incrivel!
Esse tour sai de Trujillo com algumas agências e dura meio dia, custa 40soles e pelo visto ainda é um pouco desconhecido. É um lugar a se visitar daqui uns 15 anos outra vez quando mais coisas sejam descobertas.

 Explicacao sobre a Dama de Cao.
 Local onde foi encontrada.
 Vista do museo e mar.
 Museo.

terça-feira, 25 de março de 2014

E o que mais em Huaraz?

Acho que escrevi pouco sobre Huaraz....rs. Huaraz é o lugar no Peru para se fazer trekking, escalada, trilha de bike e outras aventuras. Além disso consegui descobrir outras coisas interessantes (para mim pelo menos).

Me contaram sobre um local com banhos termais numa cidadezinha próxina a Huaraz chamada Marcará. Peguei uma van que sai do centro (daquele jeito, lotada de gente e sacola).
Dai vc desce no "paradero" para Chancos que são os banhos termais e pega um taxi. 
 
Isso foi muito engraçado, o carro era tipo uma caravan e no porta mala tinha uns 10 meninos que voltavam da escola, rs. Bom nos banhos termais além de piscinas, banheiras com águas especiais (com ervas), existem umas grutas que sao na verdade saunas. E esse foi meu interesse de ir até aí. O lugar nao é nenhum pouco higiênico e confesso que é bem clasutrofóbico. Sao várias grutinhas uma do lado da outra (com portas, voce tem uma certa privacidade na sua sauna, rs) com vapor natural proveniente de atividades vulcanicas do local. Cada sauna tem uma temperatura....rs até 56graus! Valeu só pelo interesse geológico, rs.

Piscinas termais.

Cuevas de Chancos. Saunas.
 
No camino para Huaraz está o povoado de Taricá que é famoso pelos artesanatos, principalmente cerámica. O estilo é mais moderno e para uso, algunas peças decorativas também há.

 
Outra boa coisa de Huaraz é uma cerveja artesanal produzida lá, chama-se Sierra Andina. Tem do tipo Pilsen, amber, pale ale, e preta! Salud!
 
 

Comidas do Peru - parte 2

Conhecer a comida de outro país depende de três coisas: vontade, coragem e nao passar mal. As duas primeiras condições tenho de sobra, rs. E como não me senti mal com nada sigo a descobrir todas as delicias (ou não) desse país.

Raspadilla: gelo raspado com sabores. Ana me preparou uma raspadilla. Mas só depois me contou que o tamarindo é laxante, rs. No pasa nada chica!

Suspiro Limeño: algo entre leite condensado e doce de leite con suspiro em cima. Gostoso mas bem doce, dá para dividir.

Kiwicha: umas sementinhas com boas propriedades como a Quinoa vendidas nessas bolinhas doces.

Nao sei se a que comprei estava velha porque estava dura de quebrar os dentes!

Granadilla: maracujá docinho! Delicia demais!
 


Truta: em várias partes é comum comer truta frita, assada. Muito bom!


Ceviche mixto: não consigo ficar sem...rs. Esse vem com lula, polvo, camarão, peixe, moluscos.
 
Essa é umas das mil batatas que existe no Peru. É super diferente. Ela é seca e depois deixam-na por úm mês no rio que tenha águas de desgelo da cordilheira. Ela fica pequena e dura, e nao estraga durante anos...tem um sabor muito peculiar e é preparada com frango, sopa e etc.
 


 

 

 

 

Vou de mototaxi!

Algo muito engraçado no Peru são as mototaxis! É a adaptaçao mais louca que já vi! Esses taxis em moto estão em toda parte e custa muito barato andar nelas, máximo 2 reais! Até com mala eu andei! É rapido mas nem um pouco seguro, os motoristas tiram casquinha de tudo! Rs. Mas recomendo uma voltinha!



Chan Chan - Huacas del sol y de la luna - Esmeralda y del Dragon

Nas redondezas de Trujillo existem algunas ruínas muito interesantes para se conhecer de civilizaçoes pre-incas, Chimu e Moche. De Trujillo saem tours todos os días e sao bem convenientes se você nao tem tempo e quer a explicaçao de guias. Como as ruínas estao espalhadas e ainda tem seus museos o tour facilita muito. O primeiro lugar a visitar é o templo (huaca) del Dragon da civilizaçao Chimu que é uma pirámide construida com adobe e idadeentre 800-1400 anos.
 
 

Huaca del Dragon ou Arco Iris.
 

Na porta do templo tem uma lojinha de um senhor com cerámicas muito bem feitas e baratas.

Huaca del Dragon. Nas paredes é possivel ver desenhos da época cheios de significados.
 
O segundo templo visitado é a Huaca Esmeralda, outra pirámide consruída de adobe da civilizaçao Chimu.
Huaca Esmeralda.
 
O sitio arqueologido de Chan Chan é imenso, era uma cidade do imperio Chimu. É a segunda maior cidade costruida de adobe do mundo e primeira da América Latina. Por enquanto é possivel visitar apenas um templo que já é grande, mas ainda existem varios outros em investigaçao que nao estao abertos ao publico. A cidade de Chan Chan pode ter tido até 100.000 habitantes, no século 13. 
Chan Chan.
 

Chan Chan.

Chan Chan.
 
O almoço é em Huanchaco (na Praia)! 
Familia peruana de Iquitos, Juliano (brasileiro, rs) e yo.
 
Próximo a Huaca La Luna e del Sol passa-se no Museo Huacas de Moche que explicam um pouco das culturas pre-incas do norte do Peru e tem uma coleçao de peças da época incríveis que incluem cerámica e joias.

Museo Huacas de Moche.
 
A tarde visita-se as Huacas de La Luna e Sol que sao pirámides da civilizaçao Moche com até 43m de altura. Essas pirámides possuem pinturas muitos bonitas e que ainda estao sendo descobertas, parece sem fim o local de tantas coisas ainda para se descubrir.
 
 As pirámides eran feitas de blocos de adobe e cada adobe possui uma marca diferente que está associada às famílias que os produziam.
Adobes com identificaçao da familia que o fabricava.

Ruinas.

Fachada externa da Huaca de la Luna com pinturas da sua cultura.
 
 

 

domingo, 23 de março de 2014

Chavin de Huántar - Huaraz

A cultura chaviné considerada uma das culturas mais antigas do Peru existente entre 1000 e 300 anos antes de cristo. A sul da da cidade de Huaraz é possivel visitar o sítio arqueologico Chavin de Huantar.
No centro das ruinas existe uma praça onde todas suas medidas são perfeitas, com multiplos de sete e alinhamentos com solsticio de inverno.
Abaixo do templo é possível visitar varias galerias que formam um laberinto. Em uma dessas encontra-se o Lanzon de Chavin uma escultura muito bonita e cheia de significados.
Outra preciosidade são as cabeças clavas, representaçoes da transformaçao humana em felinos durante seus rituais de morte.
No povoado de Chavin ainda é possível visitar o museo (de graça) onde estão varias cabezas clavas, cerâmicas e outros achados nas ruínas.
Bom antes de visitar as ruínas passa-se no lago Querococha e pelo túnel Kawish que está a 4516m de altitude.



 
 galerias


 
 lanzon de chavin


 
 ruinas de chavin de huantar




cabezas clavas