sexta-feira, 21 de março de 2014

Valle Sagrado

Para visitar o Valle Sagrado um dia inteiro é necessário. Existem duas opções para conhecê-lo, uma é com onibus público e outra com um tour contratado em Cusco. A primeira opção lhe dá liberdade de tempo mas o tour inclui um guia e é barato, o dia inteiro sai por 30reais.
O Valle Sagrado representa o vale onde os Incas cultivavam seus alimentos seguindo o Rio Urubamba,que vai até o Rio Amazonas.
A primeira parada é em Pisaq, onde estão as ruínas com mesmo nome e um mercado muito tradicional. Pisaq é o nome de uma pequena ave, o perdiz.
As ruinas sao muito bonitas. Na sua entrada encontram-se muros de contençao com blocos. Os incas já faziam geotecnia, rs. Mas o que mais impressiona no local são seus andenes de cultivo por toda encosta.  Como disse, indo com grupo voce tem pouco tempo, mas ok.
Muro de Contencao.

Ruínas de Pisaq.


Ruinas de Pisaq.

A próxima parada é no mercado de pisaq, que vende o mesmo artesanato de cusco, arequipa ou puno....nada novo a não ser as joias em prata, mas aqui são caríssimas!
Isso leva toda a manhã. Depois param no povoado de Urubamba para almoçar em um restaurante buffet livre que pagando antes sai mais barato....dizem, eu sempre tenho dúvida do preço real das coisas.
A quarta parada é no povoado de Ollantaytambo de onde tambem dai o trem para Machu Picchu.

Ruínas de Ollantaytambo.

Blocos usados nas construcoes. As pontas que se observam eram usadas para amarrar cordas e transporta-las

Vila de Ollantaytambo.



Criancas com roupas típicas. O ruim é que para uma foto lhe pedem dinheiro...

A ultima parada é na vila de Chinchero onde no local de cerimonias Incas os espanhois construíram sua igreja. 
  Igreja em Chinchero.




Um comentário: