quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cuba Libre!

Após todos os lugares lindos que fui nessa viagem, me perguntava se algum outro me faria arrepiar. E tinha um certo medo de criar expectativas sobre Cuba e depois me decepcionar. Bom, pisar em Cuba já é algo distinto...
Estava com tudo programado para chegar a tarde em Havana. Mas meu voo de San Jose para a cidade do Panama foi cancelado e mudaram minha conexão. Cheguei em Havana as 22:30! Para minha surpresa tinham varios brasileiros no voo e tentei alguma amizade para dividir um taxi do aeroporto ao centro, e nada. Brasileiro sai do país e perde a educaçao, parece ignorar quem é da sua terra....
Fui atras de alguma casa de cambio e todas estavam fechadas. Comecei a rezar e fui num caixa eletronico pensando "cartao funciona meu filho!". Ufa, tirei dinheiro cubano (CUC) e arrumei um taxi. O preço do aeroporto ao centro é fixo 25 dolares, mais ou menos, e fica meio longe mesmo. Mas tudo em Cuba se negocia e tem sempre uma opçao mais barata, mas a meia noite eu só queria chegar...e com segurança.
As ruas estavam vazias, e comecei ja a sentir o clima do pais, tudo antigo e pouco conservado, com algumas lembranças de Moçambique e seu abandono.
Chegamos ao hostel, Hostel Habana, na divisa entre o centro de Havana e o bairro Vedado. Nesse momento, eu disse "sou doida mesmo"! Bem que minha mãe disse que perdi uns parafusos nessa vida!
Em Cuba é super comum vc se hospedar em "casas particulares", que lembram uma pensão, albergue. E foi o que encarei! Eu achava que a parte de aventura da viagem tinha ficado para trás no Peru e Equador! Nada, essa seria outra prova, digamos... Fui recebida por Julio, cubano, dono da casa. Passou café para mim, mostrou a casa de 4 comodos, trouxe um mapa de Cuba, apresentou um outro Belga que estava hospedado esperando o dia do voo chegar sem fazer nada pois haviam clonado o cartao de credito em Miami e nao tinha dinheiro para nada, rs.
Julio disse o que vc quer conhecer em Cuba? E ficou um tempão falando sobre os lugares para visitar.
Bom, eu não tenho frescuras para viajar mas confesso que Cuba e suas casas particulares é um esquema para quem realmente não liga para nada. O hostel era limpo, mas super super simples, estava bem localizado e o tratamento nota 10. Mas trata-se de uma casa bem antiga e não é um hotel! Paredes com infiltraçao (os telhados em Cuba sao de qualidade ruim), pintura velha, moveis velhos....
E que calor de outro planeta, o quarto tinha ar condicionado, rs, ainda bem. O cafe da manha era a parte, 2 dolares, com suco, frutas, pao com queijo, cafe e omelete, bem simples mas a boa vontade deles te oferecerem algo te da vontade de comer. Quem preparava era uma Cubana super educada, Cecilia, e disse que eu tinha pinta de cubana, kkkkkkkk.
Andando pela cidade vc percebe como todo quarteirao tem alguma casa que aluga quartos. E conversando com as pessoas vi que todo mundo faz isso mesmo, esteja sozinho, casal ou familias. Mas ao chegar deu um certo receio apesar de todos os relatos positivos sobre o lugar que vi na internet. Eu para variar dormi como uma pedra! Estava morta depois de passar o dia em aeroportos, dormi com o passaporte e cartao de credito debaixo do travasseito. Neura de brasileiro que q acha que vai ser roubado enquanto dorme...como se aqui fosse o Brasil.
 Pinta de cubana!?
 Olha o taxi! Demais!
 Outro meio de transporte, rs.  
 Lindo!
 Cubana tranquila...rs
 E o tempo passou em Cuba....
 Bairro Havana Vieja.
 A placa no edificio a direita indica "casa particular" que eles chamam arrendador de divisa.
Vista da janela da minha casa em Havana! 
Vizinho de frente!

2 comentários:

  1. Migaaaaa que legal, esse país deve ser sensacional, uma peça fora da loucura do mundo moderno. Parabéns pela loucura e coragem de ser feliz. Que a Colômbia te proporcione o resto das mil reflexões que você precisava fazer quando saiu daqui. O Brasil, sua casa, te espera, mas o mundo, hermana, o mundo é todo seu!!!

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando tudo Isabela...além de corajosa você é muito tranquila com tudo. Isso, sem neuras...rumo a momentos felizes e inesquecíveis. Bjos

    ResponderExcluir