sexta-feira, 9 de maio de 2014

Havana libre de que? De derechos supongo...

No meu segundo dia em Havana achei que meu cerebro ia derreter....de calor e de pensar sobre a vida aqui....rs.
Fui cedo a um hotel de luxo para conseguir internet. Paguei 25 reais para uma hora de internet!! O pais nao tem internet. Este é um luxo para os turistas, pois só nos grandes hoteis existe como se conectar. Dizem que existe um centro de internet para o povo, que custa 5 dolares a hora....
E comecei a me perguntar que Cuba Libre é essa que nao permite sua populaçao ter contato com o que esta fora dessa ilha?
Agora está chegando internet para celulares...nem quis perguntar o preço....
Pouco depois passei por uma farmacia, ainda tem o estilo de prateleiras de madeira, com meia duzia de remedios vendidos em caixas brancas, simples, sem marca e sao extremamente baratos. Vi um rapaz comprando umas 10 caixas por menos de 5 reais. Pedi para tirar uma foto e nao deixaram. "No se permite muchacha"
Comecei a reparar nos armazens onde os cubanos fazem compras. Vc olha e tem 5 sucos, 8 oleos, 3 biscoitos, ovos e run, muito run. Atras de um balcao de madeira (antigo) alguem para atender com uma super má vontade. Para que atender bem? Pra que ser empreendedor e melhorar o lugar? Estamos num país socialista, ninguem sabe o que é lucro, concorrência.... E isso mata o Cubano.... (minha irmã PSDB de coraçao e alma vai adorar, e teremos mucho para conversar na volta) eles apesar de nao terem muita ideia da realidade que o mundo vive, nao tem tambem qualquer motivo ou vontade de melhorar as coisas.
Pra que trabalhar mais? Pra que pintar o restaurante? Pra que? Pra quem? É um sentimento de conformismo nessa gente que arrepia. O governo é assim, viva la revolucion, viva Fidel e tomam um litro de run fumando charuto.
Ate em Moçambique eu conseguia ver uma certa esperança (e força) em mudar algo. Era ter um telhado em casa, poder comprar um frango, uma roupa, cigarro e assim e para isso queriam trabalhar.
Aqui nem o proprio país eles conseguem conhecer. Ir para outro país? Conseguem as cubanas bonitas que se prostituem com algum gringo rico carente (mais necessitado de espirito que essa gente) que vem ao país por sexo e as levam para ser esposa... E agora estao indo os medicos para o Brasil, rs, todos comentam isso comigo. E da Copa do mundo, apesar do fanatismo aqui ser pelo beisebal.
Um medico ganha 20 dolares por mês....perguntei 10 vezes "20? 20? 20?" para ter certeza....
Meus comentarios podem parecer um pouco materialista, mas não é essa a questão. Uma pessoa pode comprar uma calça jeans de 50 ou 500 reais, cabe a ela escolher o valor que vale tapar as pernas. E em outros lugares do mundo as pessoas tem a opçao, a possibilidade dessa escolha. É uma vida com notas de pesos cubanos amassadas, jogadas num balcão com o sentimento "que vai dar para levar?".
Me disseram para ir visitar a casa que Che Guevara morava. O que vc espera? Um sobrado antigo, colonial, restaurado para ser museo.... nada disso. Para minha decepçao o jovem revolucionario argentino morou numa super casa, do outro lado da bahia de Havana, isolado da população, de frente para o mar, com uma vista alta e maravilhosa da cidade, com jardim, proximo a area militar.
Y donde esta la igualdad? 
A carne é fraca, ninguem escapa. O sucesso e o poder sobem a cabeça.
O mundo sempre foi assim.
La bodeguita del medio! Buteco mais tradicional e famoso impossive! 
Mojito basico! Y salsa para bailar!
Que argentino divino!
Registrei minha visita! Bela cade vc?
Casa do Che!
Museo de la revolucion!
Vedado, bairro de Havana.
Mercado....sem nada nas prateleiras...
Vista de Havana.
Castillo de los Tres Reyes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário